Só Pela Graça

26/02/2010 17:50

 Há um provérbio de Salomão que tem me ajudado de uma forma especial nestes últimos meses: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena" (Provérbios 24:10). 

 
No ano de 1997, passei por experiências que jamais havia passado em mais de 30 anos de ministério. No sentido literal, foi a primeira vez que entendi o significado da palavra "angústia". Ela veio de várias formas no físico, na alma e no espírito. A profundidade do vale onde desci não pode ser dimensionada por escalas humanas. Só os que desceram no vale da angústia sabem como avaliar este sentimento. 
 
O incrível é que a Graça de Deus nestas horas é a única fonte de amparo: "A minha graça te basta... e o meu poder se aperfeiçoa nas fraquezas". Nós, que citamos este texto amiúde aos outros, no vale da angústia, descobrimos a sua realidade. Aqueles que nos vêem como super-homens, empreendedores, realizadores, destemidos, que não recuam, passam a ver-nos como "iguais", "humanos". Aqui talvez tenha sido a maior de todas as minhas descobertas: As minhas fraquezas são iguais às de todo mundo. 
 
Descobre-se também, nestes momentos, os verdadeiros valores, tais como: Deus é maior que a igreja; o eterno supera o temporal; a família é mais importante que os indivíduos; os amigos são mais importantes que as multidões. A angústia nos leva a estas reflexões. 
 
Há muitos anos, li um livro cujo título era Nenhum Vale é Profundo Demais. Não é mesmo! Deus nos ajuda a sair de qualquer um deles. E saímos. Mais maduros, compreensivos, prudentes, cautelosos. 
 
A verdade é que cautela nestes dias é uma exigência básica, tendo em vista a confusão doutrinária que paira no meio do arraial evangélico, onde lobos "transformistas", sem ética e caráter cristãos, misturam-se no meio do rebanho inocente e crédulo, e produzem feridas profundas. É necessário muita cautela; caso contrário, a Igreja fica ferida, e tremendos danos são causados. Judas, na sua carta, descreve com propriedade o caráter destes "transformistas". 
 
A verdade é que superamos tudo. A despeito do vale e da sua profundidade, a graça de Deus foi maior e saímos mais que vencedores. 
 
Pensamento: A graça de Deus é a única fonte de verdadeiro amparo em meio à angustia.