Quanto você acha que seu marido vale?

01/12/2009 23:08

Há alguns anos, li um artigo muito interessante numa revista. Tratava-se da história de um rapaz que queria se casar. O costume de sua terra natal mandava que ele se dirigisse ao pai da moça e oferecesse um dote por ela. Foi o que ele fez. O rapaz procurou o pai da sua escolhida e lhe ofereceu vinte vacas pela mão de sua filha. Ao saber disso, seus amigos ficaram indignados, pois um homem poderia conseguir uma esposa linda por apenas cinco vacas! Inclusive, eles ponderaram que a moça em questão valeria, no máximo, duas vacas. Mas o jovem não quis ouvir os argumentos dos amigos e manteve sua oferta. O pai aceitou as vinte vacas e o casamento foi realizado.

O tempo passou e os amigos do casal se admiravam de como eles se davam bem. Ela era uma esposa amável, dedicada, amorosa, que não media esforços para agradar seu marido. Então, todos os homens da vila começaram a invejar o rapaz por causa da mulher maravilhosa com a qual havia se casado.

Mas porque ela passou a ser tão admirada por todos, já que antes do casamento, era vista como uma pessoa comum, sem graça, sem atrativos? Porque o rapaz acreditou nela e lhe atribuiu grande valor – vinte vacas – diante de toda a comunidade. Daquele dia em diante, ela passou a acreditar nela mesma, e o resultado foi sua transformação.

Às vezes, você olha para o homem que está ao seu lado, seu marido, e acha que ele só vale duas vacas. Na verdade, existem ocasiões em que você o daria de graça. Mas o que você precisa saber é que seu respeito o ajudará a ser um marido melhor. Quando ele perceber que você acredita nele, ficará fácil acreditar em si mesmo.

Não estou sugerindo que você manipule, bajule ou minta para o seu marido. O que estou afirmando, e é simples de entender e praticar, é que você concentre sua atenção e fale para o seu marido e para as outras pessoas os traços positivos que ele possui. Também não esqueça de orar por ele, pedindo que o Senhor lhe dê forças e sabedoria para desempenhar bem suas responsabilidades.

O apóstolo Paulo nos ensina a focalizar nossa atenção naquilo que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente ( Filipenses 4:8 ). Você já percebeu como é mais fácil notar e salientar as características negativas de uma pessoa? Em obediência a Filipenses 4:8, procure manter sua atenção nos pontos positivos de seu marido e passe a ressaltá-lo diante dos seus filhos, dos seus familiares e amigos. Aposte nas características positivas do homem que está ao seu lado.

 

                                                                    Jaime Kemp