Pai, você quer o melhor para o seu filho?

17/11/2009 11:18

"Eu, o Senhor, tenho paciência e muita compaixão; eu perdôo a maldade e o pecado, porém não trato o culpado como se fosse inocente. Eu faço com que o castigo dos pecados dos pais caia sobre os seus descendentes, até os bisnetos e trinetos.” (Números 14.18)

 

 A figura paterna é de vital importância na vida dos filhos. Quando um homem se torna pai, recebe de Deus uma tarefa sublime, e o Senhor espera que ele seja responsável e não o decepcione, frustran­do sua confiança. O homem é responsável pela educação de seus filhos e, quando se torna um mau exemplo, corre o risco de estar perpetuando seu comportamento por gerações.

Já que um pai é tão importante para os filhos, sua ausência pode marcar definitivamente a vida das crianças fazendo com que cresçam desestruturadas e carentes. Um pai de família é como o técni­co de um time; quando as coisas não vão bem, cabe a ele voltar aos fundamentos. Por isso, é impres­cindível que todo homem que também é pai avalie muito bem suas prioridades e seus propósitos de vida, cuidando de sua casa da melhor forma possível e agindo em tudo para a glória de Deus.

É essencial que o pai deixe muito claro aos seus filhos que ama a Deus acima de todas as coisas, para que seu exemplo de fé sirva de modelo e desafio para eles. Ele deve ser um bom marido e de­monstrar aos filhos o amor genuíno que sente por sua esposa. Finalmente, ele precisa sempre ter em mente que ser pai não é apenas gerar uma criança e sustentá-la. A paternidade envolve, principal­mente, amar os filhos incondicionalmente, apoiá-los, ouvi-los e se esforçar ao máximo para vê-los crescer adequadamente, realizados em todas as áreas da vida deles, e ensiná-los a sempre buscar a orientação do Senhor.

Jaime Kemp