Controle sua língua

21/12/2009 17:21

    A maioria de nós está bem familiarizada com a fofoca - já ouvimos, espalhamos e/ou fomos vítimas dela. Os boatos têm uma característica perigosa - as pessoas não se sentem responsáveis pelo que transmitem como boato, e atribuir responsabilidades e prejuízos torna-se muito mais difícil. A fofoca percorre urna escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoal e sensacionalista a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Nossas conversas, geralmente, estão povoadas de críticas, O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1.28-32). A Bíblia é clara quanto aos prejuízos (Pv 11.13; 16,28; 18,6-8: 26.20) e conseqüências da fofoca e da maledicência (SI 101.5: Pv 8.13; 17:9: Mt 12.36-37: lTm 5.13).

 

Espalhar mentiras e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou inteiramente pode também atrair a ira de Deus. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca, Deus tem a fórmula adequada para lidar com o indivíduo que se encontra em pecado (Mt 18.15). Devemos abordar a pessoa em questão, e ninguém mais, para dar início ao paciente processo de sua restauração diante de Deus, caso estejamos preocupados com sua felicidade eterna (GI6.1), Dar ouvidos a boatos é tão ruim quanto espalhar palavras perversas (ISm 24.9;) A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua (Tg 1.26). A fofoca e a maledicência são armas de Satanás.

 

Na explanação de Paulo sobre o estilo de vida santo que as mulheres espiritualmente amadurecidas devem ter para ensinar as mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, além de uma admoestação para que não acusem os outros (gr. diabolous, "o acusador", título consignado a Satanás 34 vezes na Bíblia) e não sejam "caluniadoras" nos relacionamentos, Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras dolorosas A fofoca não é, jamais, um ato de bondade: ela diminui a pessoa sobre a qual se fala; ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade.