CASAMENTOS

10/11/2009 11:52

Nos tempos bíblicos, o período de noivado era usado para a preparação do casamento; o noivo preparava um lar para a futura esposa, e a noiva preparava seu enxoval. Quando chegava o momento da consumação do casamento, o noivo ia  até a casa da noiva (geralmente sem data marcada) e a levava para casa, onde encontravam os amigos e parentes das 2 famílias, numa cerimônia organizada pelo noivo e não pela noiva (veja Juízes 14: 5-11; Mateus 25; 1-13). As festas de casamento costumavam se estender por uma semana, e nesse período os noivos se vestiam e eram tratados como membros de famílias nobres, participando das festividades e recebendo presentes. Gênesis 29: 27; Juízes 14: 12-18; João 2; 1-11.

Na era moderna, há casamentos de vários tipos, desde cerimônias solenes e formais até reuniões íntimas. O tipo de cerimônia não é realmente importante, desde que atenda a estes 2 critérios bíblicos:

1)      O casamento deve ser realizado em nome do Senhor Jesus.

2)      Deve-se dar graças a Deus ( Colossensses 3;17). Todo casamento deve ser um momento de adoração e de celebração do compromisso assumido por cada um dos conjugues, alicerçado no amor de Deus.

Um casamento é muito mais que roupas elegantes, uma multidão de convidados e uma decoração caríssima. Ele é um sinal de compromisso, e como tal, deveria incluir adoração e expressões de gratidão a Deus, bem como a comemoração das maravilhosas bênçãos que Deus nos dá na pessoa do nosso cônjugue.

Uma cerimônia de casamento é o momento ideal para refletir sobre o exemplo de amor incondicional que  Deus nos deu ( Romanos 5:8). O casal deve assumir o compromisso de seguir o Senhor em sua vida doméstica, não importam quais sejam as circunstâncias que venham a surgir, e fazê-lo até que a morte os separe ( Mateus 19:6). A importância de manter  essa união permanentemente vem do fato de que os votos não envolvem apenas um homem e uma mulher, mas incluem o próprio Pai celestial. Além disso, o compromisso matrimonial tem como modelo a aliança de Cristo com a sua Igreja  Efésios 5: 21-33.

Que Deus abençõe o seu lar. 

Pr. Rogério