O Temor do Senhor

10/11/2009 15:18

 "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." (Pv. 8.13)

 

    Encontramos no livro de Provérbios, diversos ensinamentos acerca do temor do Senhor. Na verdade, não apenas no livro de Provérbios, mas em diversos livros da Bíblia. No Novo Testamento encontramos a seguinte referência: "A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número." (At. 9.31) 

    Creio que temos vivido num tempo em que as igrejas brasileiras estão crescendo como nunca antes, e isso tem gerado muita euforia e expectativa. Me sinto alegre ao contemplar os índices de crescimento da igreja brasileira, mas confesso que me preocupa a forma como ela está crescendo. O Livro de Atos nos mostra que a igreja estava crescendo numericamente, mas que este crescimento era integral, ou seja, as almas que estavam aderindo à igreja estavam sendo edificadas e aprendiam a caminhar temendo ao Senhor.

    Neste artigo, gostaria de trazer uma reflexão acerca do que este "temor do Senhor". Há muitos versículos que poderíamos usar como base, mas creio que este versículo de Provérbios 8.13 seja o suficiente, por ser bem claro, específico e abrangente. Salomão, autor do Livro de Provérbios, nos ensina em que consiste o temor do Senhor e, vamos analisar passo-a-passo o que ele diz.

    Aborrecer o Mal - O termo "aborrecer" traz consigo a idéia de odiar, repudiar, rejeitar; enquanto que o termo "mal" significa aquilo que é ruim, desagradável, mau, perverso. Sendo assim podemos afirmar que temer ao Senhor é rejeitar tudo aquilo que é mau, perverso e desagradável. O apóstolo Paulo nos ensina a mesma lição em I Ts. 5.22: "abstende-vos de toda forma de mal." Mas como podemos definir o que é mal numa sociedade onde cada um arbitra seus próprios certos e errados? Só existe uma forma: encontrar um padrão de verdade que seja confiável por sua integridade. Jesus é o maior exemplo de uma vida santa em que o mal foi totalmente aborrecido e é Ele mesmo que nos ensina algo importante: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17) Só existe um padrão de verdade que passa pela prova de inspiração, santidade, tempo e concordância: A Bíblia é a Palavra de Deus, e é ela que é apta para ensinar ao homem o que é bom e o que é mal.

    A Soberba e a arrogância - o termo "soberba" pode ser traduzido como orgulho, insolência, presunção, arrogância. O próprio Salomão nos ensina que "a soberba precede a ruína" (Pv. 16.18a). A soberba é uma das muralhas que todo ser humano precisa derrubar. Ainda que uns tenham maior facilidade, outros terão muita dificuldade pois estão tomados de presunção e arrogância; totalmente auto-suficientes. Infelizmente esta é uma tendência de todo homem e só existe uma forma de vencê-la: reconhecendo nossa total limitação e rendendo nossa vida ao senhorio de Cristo, como Paulo assim o fez declarando: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;".

    O Mau Caminho - São muitos os caminhos maus, ilícitos e inconvenientes que são colocados à disposição do homem diariamente no trabalho, nos negócios, no casamento, na mídia, na rua, etc. Estes caminhos maus são oferecidos ao homem, mas também o bom caminho está à sua disposição e, cabe somente ao homem escolher por qual vai andar. Jesus declarou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo. 14.6) Em toda a história bíblica encontramos Deus nos orientando sempre acerca da escolha de caminhos; caminhos de bênção e de maldição, retos e tortuosos, dignos e indignos, bons e maus, largos e estreitos. Crer em Jesus implica em viver como Ele e assim seguir como discípulos seus, o caminho que Ele nos ensinou, guiados pelo Espírito Santo.

    A Boca Perversa - Este, talvez, seja o ponto nevrálgico de uma grande maioria dos seres humanos. Tiago, em sua epístola, já declarava que a língua é um dos menores membros do corpo humano, mas é carregado de veneno, e conduz muitos à perdição. Uma boca cheia de perversão é aquela que pronuncia palavras contaminadas pela inveja, ciúmes, ódio, amargura, imoralidade, palavrões, mentiras e fofocas. O mesmo Tiago nos ensina que é preciso pôr freio na língua e domá-la para que, ao invés de uma boca perversa, nossos lábios sejam uma fonte de bênçãos.

    Enfim, após esta breve análise, creio que estamos um pouco mais capacitados para analisar o crescimento da Igreja Evangélica Brasileira e, justifico assim, a minha preocupação. Será que a igreja, de uma forma geral, está edificando-se e caminhando no temor do Senhor? Nós somos as igreja e cabe a cada um de nós viver no temor do Senhor e contribuir para que a igreja cresça integral e saudavelmente. Que Deus nos ensine diariamente a caminhar no temor do Senhor. Amém!

Pr. Edson Silva