Cuidando da Minha Alma

01/12/2009 14:57

 "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mt. 16.26)

 

    Mais uma vez nos deparamos com um belo ensinamento de Jesus acerca de prioridades. Exatamente! Jesus está falando sobre prioridades, pois Ele sabia que são elas que regem a nossa vida. Se soubermos determinar as prioridades corretas em nossa vida, certamente alcançaremos com maior facilidade o que ansiamos e é claro que o contrário se aplica da mesma forma. Escrevendo aos Gálatas, o apóstolo Paulo nos ensina algo que podemos aplicar aqui: "pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gl. 6.7) Semear está direta e intrinsecamente ligado às nossas prioridades, pois para semearmos é preciso haver algum investimento e nós somente faremos investimentos naquilo que consideramos como prioridade em nossa vida. 

    Há uma ilustração que pode nos levar a refletir acerca da importância deste assunto:

    Uma mulher pobre passeava com seu filhinho num bosque quando ouviu uma voz que vinha de dentro de  uma caverna:
    - Aqui dentro há muito ouro, prata e pedras preciosas. Pegue o que quiser.
    Meio desconfiada, olhou no interior da caverna e constatou que, de fato, ela estava recheada de tesouros insondáveis.
    - Posso mesmo pegar o que quiser?
    - Sim, mas, você poderá encher apenas uma sacola e terá apenas dois minutos para escolher o que quer levar. Depois deste tempo, saia correndo, pois a caverna se fechará para sempre com tudo que ainda estiver aqui dentro.
    Premida pelo tempo e com tantas opções à sua frente, a mulher escolhia, juntava, trocava, destrocava, ajeitava os objetos na sacola, trocava novamente.
    - Agora você tem apenas 10 segundos... 9, 8, 7... Ela pegou mais umas pedras preciosas. - 6, 5, 4...

    Pegou mais uma bandeja de ouro e saiu correndo. Já do lado de fora, ainda teve tempo de assistir a entrada da caverna se transformando num imenso paredão de rocha. Olhou a sacola, avaliou o que havia conseguido juntar e concluiu que agora era uma mulher rica e iria poder dar ao seu filho uma vida melhor...
    - Meu Deus... meu filho! Meu filho, meu Deus, meu filho...

    Na correria, esqueceu seu filho dentro da caverna. Para sempre!

    Muitas vezes, pressionados pela correria louca deste século e por seus valores e princípios distorcidos, acabamos seduzidos e perdidos na escolha de nossas prioridades. No texto em questão, Jesus se refere a alguém que tenta ganhar o mundo inteiro, no intuito de ilustrar aqueles que gastam sua vida priorizando as coisas deste século e, nisto podemos incluir os amores e paixões deste mundo, as coisas materiais, a fama, o sucesso, a realização pessoal... enfim, procurando parecer-se com aquilo que alguém disse ser um pessoa bem sucedida.

    Milhares de pessoas hoje passam a vida inteira juntando tesouros e tentando se adequar ao sistema capitalista em que vivemos. Outros milhares anseiam além dos tesouros, serem reconhecidos e vistos pela sociedade que impôs os padrões de beleza, sucesso e realização pessoal. Alcançar tudo isto dá um trabalho! Não é à toa que milhões de pessoas investem todos os seus esforços e passam seus dias sobre esta terra em busca de tudo isto. Estas coisas passam a ser um estilo de vida para elas, ou seja, suas prioridades e, em busca delas, muitos tem perdido suas almas, pois tem colocado seus corações em tudo, menos em Deus. Isto acontece quando Deus deixa de ser o mais importante e já não damos a Ele o melhor que temos a oferecer, mas lhe damos as sobras do nosso tempo, do nosso dinheiro, das nossas forças... E vamos nos tornando seres completamente alienados à vontade de Deus, à Palavra de Deus e à salvação que Ele preparou os que realmente crêem e anseiam por ela.

    Jesus questionou isto perguntando se valia a pena trocar todos os prazeres momentâneos e superficiais deste século pela salvação da nossa alma, e deixou bem claro que não é possível amar as duas coisas ao mesmo tempo. O primeiro mandamento nos ensina que devemos amar à Deus acima de todas as coisas e, sendo assim, nossas maiores prioridades e investimentos precisam estar concentrados n'ELE. 

    Onde estamos investindo nossas forças, talentos, recursos... enfim, nossa vida? Onde temos concentrado nossas prioridades?

    Quanto vale a sua alma?

Pr. Edson Silva