Como melhorar meu casamento?

08/07/2010 11:15

 

COMO MELHORAR NOSSO CASAMENTO

 

A) O casamento é um relacionamento desafiador, que trás recompensas. Todo casal cristão enfrenta os mesmos tipos de problemas. No fundo, somos muito parecidos e ansiamos conquistar um relacionamento feliz e duradouro em nosso casamento. Porém, muitas vezes, nos esquecemos que para atingirmos esse relacionamento há um preço a ser pago.

 

B) Cada um deve estar disposto a tomar sua cruz, dia-a-dia. Lembre-se que seu cônjuge não é a sua cruz! Sua cruz é você mesmo, seu egoísmo, sua vontade, seu passado, etc.

 

C) Os casais que possuem o entendimento de que as “diferenças não são defeitos”, aceitando que cada ser humano é único e diferenciado, possibilitam a vivência dos dois de forma rica e harmoniosa. Quando essa consciência acontece, torna-se muito mais fácil ampliar nossos limites.

 

D) Quando as duas pessoas estão empenhadas em manter seu casamento de forma saudável, ambas fazem mudanças e ajustes. Uma das coisas mais gratificantes, é perceber que o outro mudou, o que, muitas vezes, temos dificuldade de reconhecer, pois estamos presos a impressões passadas, tornando-nos rígidos e muitas vezes amargurados.

 

E) Existe também aquele engano que o diabo traz para a mente do casal em crise. Ele diz: “você nunca vai ser feliz com seu marido ou sua esposa. É impossível uma pessoa mudar”. Isto é mentira e infelizmente muitos casais têm caído nessa armadilha.

 

F) Precisamos estar atentos para duas verdades básicas;

Primeira: todos nós, sejamos homens ou mulheres, temos problemas, ninguém é perfeito.

Segunda: cada pessoa só pode ser responsável por si mesma.

 

G) Um homem decidiu separar-se da esposa porque eram incompatíveis em gênio. Ele havia encontrado uma outra mulher que era tudo o que ele gostaria que sua esposa fosse. E ele se separou de sua esposa, e uniu-se com essa mulher. Dentro de pouco tempo, depois que a paixão passou, ele começou a ter os mesmos problemas que tinha com sua esposa, e até problemas mais sérios, e ele sentiu-se ainda mais infeliz.

A conclusão que se chega é que ele também tinha culpa pelos problemas que ocorriam com a esposa.

 

H) As duas partes são responsáveis em um relacionamento a dois. O problema não é só ele ou ela, e jamais um poderá mudar o outro, mas somente a si mesmo. As mudanças vêm quando nós reconhecemos isso, e perguntamos: onde EU estou falhando?

 

I) A maneira como um casal se comunica influencia diretamente os filhos. Eles são como espectadores num palco olhando e absorvendo a forma como nos comunicamos. Quando os filhos são pequenos a comunicação agressiva entre os pais, trás à criança um sentimento de insegurança. Quando estiverem maiores os copiarão e se comunicarão como aprenderam com os pais.